BLOG TÔ NA MÍDIA SURUBIM

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Brega pernambucano é tema de documentário da GloboNews neste sábado 10 novembro

Fãs podem participar de concurso e assistir à pré-estreia de 'Capital do Brega', junto com artistas, em sessão exclusiva.
Mais do que um estilo musical, mais do que uma paixão. Em Pernambuco, o brega é um estilo de vida. Começou com Reginaldo Rossi e hoje os MCs conquistam multidões em shows e fãs nas redes sociais. As festas bregas atraem diversos públicos, de diferentes gerações, e fazem a economia girar. É o que mostra o documentário "Capital do Brega", produzido pela GloboNews, o canal de notícias da Globo na TV por assinatura. 

O documentário vai ao ar no dia 10 de novembro, às 15h30 (horário local). Depois, vai ser exibido também na TV Globo em Pernambuco. 

"Pernambuco respira o brega. A gente tem, hoje, uns 400 artistas que vivem do brega. Na Região Metropolitana, são umas 60 casas de shows. Em termo de show business, aqui em Pernambuco, o brega responde por 70%. Até shows grandes têm que ter uma bandinha de brega", afirma Fábio Tenório, empresário da banda Torpedo e dono de casas de show.

"É importante pensar o Recife como uma cidade que, apesar de ser uma metrópole, tem uma área geográfica muito concentrada. A periferia está muito próxima do centro. Você tem bolsões periféricos muito próximos de bairros muito nobres. No momento em que a periferia está muito próxima da cidade, ela permite muitos atravessamentos urbanos. De forma que, a classe média, que circula nos seus espaços, digamos: praias, parques ou no centro da cidade, acaba sendo tocada por essas sonoridades que chegam do brega. E que chegam da periferia. Então, é essa geografia do Recife que faz com que essa classe média recifense comece também a ouvir esse tipo de música", explica Thiago Soares, professor doutor da UFPE que pesquisa o assunto.
 Elas levaram praticamente dois meses para entrevistar os artistas da capital, incluindo MC Tróia, Michelle Melo, Kelvis Duran,  MC Elvys, Mc Loma e as Gêmas Lacração, Faringes da Paixão e banda The Rossi, entre tantos outros, incluindo produtores, empresários e até estilistas. Todo o material foi editado no Rio de Janeiro. Wanessa e Renata comandam uma sessão de pré-estreia, dia 9 de novembro, na sede da Globo Nordeste, em Santo Amaro, com presença de alguns artistas. Confira o link 
Globo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário